Gabriela Duarte conseguiu fazer alguns passeios por Israel na última sexta-feira (6), horas antes do país ser atacado pelo grupo extremista Hamas. Filha de Regina Duarte, a atriz deixou o país na madrugada de segunda-feira em segurança ao lado dos filhos. O confronto já soma mais de 1.660 mortos, incluindo um brasileiro de 23 anos, e muitas pessoas seguem desaparecidas, caso de duas brasileiras.
Enquanto isso, o primeiro de seis aviões que serão usados no resgate de brasileiros posou em solo israelense. O bombardeio do grupo pró-Palestina a Israel também pegou de surpresa o pai do DJ Alok, o DJ Swarup, que estava prestes a fazer um show e teve seu estado real divulgado pelo filho, nesta manhã de terça-feira (10), quando a guerra atinge seu quarto dia.
Nas fotos que Gabriela compartilhou em seu Instagram a atriz aparece ao lado dos filhos, Manuela, 17 anos, e Frederico, 11, ambos frutos do seu casamento com o fotógrafo Jairo Goldfuss, de quem se separou em 2022. Em uma das imagens, a família está em um carro. Na outra, mãe e filho são vistos juntos em uma praia. Depois, demonstram apreensão no interior de um bunker, onde se abrigaram.
Além das fotos, a atriz voltou a fazer um relato do que presenciou na viagem com os filhos, para quem queria apresentar a cultura, tradição e pontos turísticos daquele país por conta da religião do ex-marido. Veja abaixo o relato completo da artista, uma das famosas a deixar a Globo este ano:
"Estes são registros do primeiro dia em Telaviv, Israel. Isso mesmo. Um dia antes dos conflitos começarem, andamos pelas ruas, fomos até a praia ver o pôr do sol, tudo perfeito. Ninguém jamais poderia imaginar o que viria a seguir. No dia seguinte, às 6:30 da manhã, soou o alarme. Olhei pela janela e vi fumaça ao longe. Descemos para o lobby do hotel e começamos a entender tudo.
A partir daí, foi o dia inteiro de alarmes e descidas para o bunker. No dia seguinte, com muita sorte, fé e persistência, conseguimos sair de Israel, vindo para Praga (República Checa), onde estamos agora em segurança. Ainda estamos tentando entender e digerir tudo isso. Estar tão próximo a um conflito como esse é complicadíssimo.
Peço a Deus por quem está lá, Peço a Deus que proteja Israel e a todas as vítimas dessa guerra absurda. Muito, muito obrigada por todas as mensagens de carinho e preocupação. Estamos bem", escreveu.